Aprenda a fazer backup automatizado

Aprenda a fazer backup automatizado

postado em: Backup, Tutoriais | 0

Este post é do nosso antigo blog, ou seja ele já foi publicado porem  o pessoal sempre me pergunta sobre isso então esta ai ele novamente.

 

Muitos me perguntam como podem gerar um backup seguro e eficiente, e como sempre também me perguntam se tem um programa bom e (FREE) para realizar esta tarefa. E a resposta esta na ponta da língua, COBIAN BACKUP.

Este programa é uma verdadeira mão na roda para gerar uma rotina de backup bastante controlada incluindo vários recursos como, quatro modos de cópia de arquivos, compactação, criptografia, lista de exceções etc.

Então vamos lá primeiro passo.

INSTALAÇÃO

Faça download do arquivo de instalação no link http://files.cobiansoft.com/programz/cbSetup.exe

A Versão que está mais atualizada hoje é a Cobian Backup 11 (Gravity), após “baixar” o arquivo execute e na primeira tela escolha o idioma, clique em próximo.

tut_cobian_1

 

Leia os termos e condições e (me fale de alguém que realmente leia)? Kkkk, marque a opção (Eu aceito as condições)

tut_cobian_2

Na próxima etapa ele lhe solicitara o locar do diretório de instalação que por padrão é C:Program Files (x86)Cobian Backup 11

Mantenha as opções já selecionadas como padrão e clique em próximo

tut_cobian_3

Agora estamos em uma etapa importante para instalação do programa, abaixo seguem quatro opções de tipo de instalação, sendo que três delas são para instalação tipo aplicação e uma opção para instalação como um serviço.

Se você for utilizar o sistema de backup em um único computador/notebook você pode instalar o programa como uma aplicação (auto iniciar para usuário corrente).

Mas caso você queira acessar recursos de rede para gerar os backups, a melhor opção é instalar (Como um serviço) e (Utilizar uma conta normal).

Preencha os campos com seu nome de usuário e sua senha.

Obs: O Usuário e senha que você utiliza nas credenciais do Windows.

tut_cobian_4

Clique em próximo e instalar, assim que finalizar o processo de instalação clique em fim.

GERAR O PRIMEIRO BACKUP

Agora que o programa foi instalado verifique no systemtray, conhecido por muitos como (barrinha do relógio).

tut_cobian_systemtray

E lá você encontrará o ícone do Cobian Backup, de dois cliques para abrir a interface de uso do programa.

Clique em Tarefa -> Nova tarefa (Ctrl+A).

tut_cobian_6

Vamos criar a primeira rotina de backup, de um modo simples e básico, e posteriormente você pode explorar todas as opções deste ótimo programa.

Primeiro de um nome para a sua tarefa, marque as opções Habilitada / Inclui Subdiretórios / Utilizar Cópia de Sombra de Volume, deixe as outras sem marcação, escolha o tipo de backup também prefiro neste caso utilizar o backup Incremental, que só adicionará arquivos novos ao backup ao invés de fazer o mesmo completo toda vez o que vai agilizar no processo do backup na hora de sua execução, neste momento sua janela deve esta configura como a da imagem abaixo.

tut_cobian_7

Vamos selecionar os arquivos para backup na guia de Arquivos.

Temos dois locais, ORIGEM e DESTINO, clique em adicionar, ele te dará as opções de Arquivo / Diretório / FTP / Manual, adicione o diretório (pasta) que deseja fazer backup, exemplo: Vídeos, Imagens, Músicas, Documentos etc.

Eu adicionei meu diretório de Donwloads como ORIGEM e uma unidade de HD externo como DESTINO.

tut_cobian_8

Agora na guia Agendamento você tem varias opções para configurar o backup devido a sua necessidade, opções editáveis como Diariamente / Semanalmente / Mensalmente / Manual  e outras neste caso vou manter como diariamente as 12:00:00

tut_cobian_10

 

Pronto sua primeira tarefa já esta pronta, como eu disse no começo uma tarefa básica que já ira manter seus arquivos a salvo de imprevisto como, seu HD explodir, seu irmão mais novo formatar seu computador enquanto estava estudando, seu funcionário que foi demitido excluir todos os arquivos da empresa pela rede ou até sua mãe jogar seu computador no lixo porque você esta viciado em RPG.

Agora basta deixar o programa trabalhar, pode fecha-lo o mesmo continuara sendo executado, e se quiser testar sua tarefa basta clicar no botão de play em azul ai no programa para executa-la manualmente.

 

Claro você tem outras opções para editar na tarefa como Dinâmicas / Arquivos compactados / Exclusões / Eventos / Avançado, que se for do gosto de vocês posso fazer um próximo tutorial explicando estas funções basta deixar uma mensagem ai no post.

Obrigado a todos que viram este tutorial, o blog esta bem no começo pretendo poder ajuda-los sempre que possível com tutoriais para coisas básicas que precisamos ter no computador ou até coisas mais complicadas, postar noticias e manter todo mundo informado sobre novidades.

Até a próxima.

 

Deixe uma resposta